Últimas em "BIOGRAFIAS (Cantores/Bandas)"



➤Siga nosso perfil oficial no Twitter , Se Inscreva em nosso canal no YouTube "MultiMidia Info"
, Curta nossa fan page "MultiMúsica" no facebook
((( MultiMúsica, "Porque amamos música!". )))

Consumo de música gospel cresce no Brasil no período da pandemia


Estilo cresce nas plataformas digitais com aposta em parcerias artísticas, mix de sonoridades e linguagem moderna
Gustavo Mioto e Padre Reginaldo Manzotti na gravação do DVD Tempo de Inovar(foto: Washington Possato/Divulgação)

O gospel é um estilo musical que expressa a crença cristã, apresentando louvor ou adoração a Deus. Atualmente, o estilo que contava com músicas atreladas diretamente à igreja, com uma razão unicamente religiosa, passa por adaptações para atender a diferentes tipos de público. Por isso, alguns artistas do segmento apostam em parcerias e na junção de estilos musicais para divertir as pessoas, mas sem perder a ideia do conteúdo principal.

O padre Reginaldo Manzotti é cantor de música gospel e se apresenta em shows nas igrejas e fora delas. O sacerdote lançou o DVD Tempo de Inovar com a presença de 5 mil pessoas em Curitiba. Na gravação, o padre contou com a participação dos sertanejos Gustavo Mioto (A felicidade mora aqui) e Naiara Azevedo (Hora de amar). O DJ Alok também colocou o público para pular ao som de Vou para o alvo. Com influências de outros estilos na parte musical e com o gospel explícito nas composições, a intenção era inovar.


“Tudo tem a ver com o título do DVD. É tempo de inovar, é uma necessidade que nós temos na Igreja. Eu inovo nos ritmos, colocando arrocha, bachata e eletrônico e, nas participações, convidando artistas reconhecidos. Faço isso para evangelizar pessoas que não me acompanham. Os jovens escutam o sertanejo e a música eletrônica o tempo todo e não quis estar na contramão, me distanciando do que o esse público quer”, explica o sacerdote.

Além disso, o padre Reginaldo Manzotti acredita que a união de estilos musicais serve a um propósito maior. “Minha música está tocando em lugares seculares. O diretor artístico entendeu o que eu queria. Fizemos uma produção com muitas cores, muito movimento, muita dança e reflexões entre as faixas, cumprindo o papel de falar de Deus fora da igreja.”

Letras
Segundo Adailton Moura, jornalista e autor do livro A indústria da música gospel, as composições têm papel fundamental no novo modo de entender o estilo. “O tipo de letra que estão compondo atualmente também ajuda nessa disseminação, porque foge do linguajar dogmático da religião e fica na poesia, em palavras de amor, perdão, transformação e fé.”

O cantor Isaias Saad constrói uma carreira com foco no louvor e na adoração desde 2011, e possui mais de 5 milhões de acessos no YouTube desde então. Com letras baseadas no amor e na simplicidade, consegue divulgar a mensagem de Cristo para pessoas de todos os grupos, idades e esferas. “Acredito que apenas o amor de Deus pode alcançar lugares na nossa vida que ninguém consegue alcançar. Minha vida foi transformada por esse amor e meu desejo é que as pessoas conheçam também. Minha motivação é de que as pessoas possam se sentir amadas, aceitas e renovadas”, ressalta.
Cantor Isaias Saad, destaque no cenário gospel nacional(foto: Multiforme Filmes/Divulgação)

Com um álbum lançado e o sucesso com os vídeos na internet, o artista projeta o lançamento de um novo DVD. Além disso, acredita na singularidade musical e pensa em realizar gravações de gospel com outros estilos. “Trabalho com pop e pop rock, e tenho vontade de gravar reggae, fazer um feat com uma banda de pagode ou samba. Gosto de cantar o gospel, mas não gosto de rotular porque acredito na beleza da união dos sons e estilos”, pontua Isaias Saad.

Em conjunto, o grupo Preto no Branco se definiu como um grupo protestante. Além de cantar músicas com a mensagem cristã e de louvor a Deus, os integrantes também abordam questões sociais e raciais. Com quatro anos de carreira, o grupo trabalha com a mistura de ritmos brasileiros, forte influência da black music e com o gospel. “Temos muita referência da música baiana. A gente pensa ritmicamente e espera o momento certo para falar do nosso DNA, afirmando essa musicalidade mais urbana. Buscamos fazer um som dentro da nossa mensagem, sem barreiras, traduzindo o que a gente acredita”, explica Clóvis Pinho, ex-vocalista da banda.

Popularidade alta
O gospel ultrapassou barreiras e se tornou uma vertente recorrente nas lives de grandes artistas. Segundo dados do Spotify, o Brasil teve um crescimento de 44% no número de ouvintes de música gospel. Em 2019, o estilo foi o segundo gênero musical que mais cresceu no país, ficando atrás apenas da música sertaneja.

O maior exemplo da popularidade do gênero musical é a cantora Anitta. A artista iniciou a carreira cantando funk e ganhou notoriedade internacional com a música pop e latina. Recentemente, ela realizou uma live com o projeto Ao vivo pela vida. A apresentação foi a primeira de Anitta no período de isolamento social e contou apenas com canções gospel no repertório. Pelas redes sociais, a cantora explicou a decisão. “Eu e o Enzo (Celulari) tivemos a ideia de cantar essas músicas, pois elas me ajudaram a aprender a cantar. Será um repertório emocionante para mim, porque eu vou reviver muitas coisas”, disse, antes de realizar a live em abril.

Anitta fez live com músicas dessa vertente(foto: Multishow/Divulgação)

A cantora Priscilla Alcântara, que transita entre o gospel e o pop, é responsável, ao lado de Whindersson Nunes, pelo sucesso da música Girassol, com mais de 8 milhões de visualizações. Além disso, o show on-line da artista no YouTube contou com 2 milhões de visualizações e releituras de sucessos das bandas Charlie Brown Jr e Calypso em ritmo gospel. O pagodeiro Dilsinho e a dupla sertaneja Matheus & Kauan são alguns dos artistas que também cantaram música gospel nas lives que realizaram.

“Nesse período de quarentena, a galera quer ouvir algo que traga tranquilidade, paz e esperança e os cantores querem transmitir esse tipo de mensagem para o público. Assim, quando eles cantam algo de algum artista cristão, gera aquela curiosidade e faz com que as pessoas procurem pela música. Isso traz engajamento e expõe o trabalho desses cantores para outros públicos. A estratégia de Priscilla de se unir ao o Whindersson foi incrível. A música ficou linda e, consequentemente, atingiu tribos diversas e viralizou”, explica o jornalista Adailton Moura.

Villa Mix Gospel
Um dos maiores festivais do Brasil, o VillaMix é conhecido por apresentar diversas atrações do sertanejo. Entretanto, a produção prepara uma novidade para o público: o VillaMix em Casa Gospel. A live marcada para 30 de maio contará com cantores e preletores em apresentações on-line com muita fé e solidariedade.

Primeiro convidado confirmado, Deive Leonardo conta com mais de 6 milhões de seguidores no Instagram e se popularizou com o canal de pregação no YouTube, considerado o maior do mundo. A cantora Isadora Pompeo e a pastora Ana Paula Valadão também são nomes confirmados no VillaMix Em Casa Gospel.

Segundo Adailton Moura, tanto os fãs quanto a indústria são fortalecidos com o novo festival. “Só do Villa Mix fazer um evento direcionado ao público de música gospel mostra o quão esse estilo musical é importante para a indústria. Além disso, tem um público fiel e consumidor. Faz parte do mercado, mas também é importante para que a mensagem transmitida atinja pessoas de fora do nicho. Creio que agora, no digital, isso vai aumentar ainda mais nos próximos anos”, completa.

Deixe um comentário:

Comente com o Facebook:

Postagem Anterior Próxima Postagem


Últimas em "Estrelas Feat."



#TrendingTop Music





Últimas em "Pelas Redes"



Confira abaixo o que esta rolando nos sites MultiMidia Info: